A importância de uma comunicação interna eficiente

Uma empresa pode ter um time excelente de funcionários, um bom produto ou serviço, metas claras e uma boa logística. Mas somente terá eficiência através de uma boa comunicação interna. A peça chave para interligar, engajar e reafirmar o propósito institucional está em desenvolver um bom canal para alimentar e unir todas as forças da organização.

No último ano, algo mudou sobre a forma como essa comunicação é feita. Se antes as empresas contavam com o mural do setor, as paredes do elevador, o contato diário de troca de ideias com os colegas, os gestos dos coordenadores, e até mesmo as cores do espaço para compor um contexto que auxiliava na manutenção da mensagem coorporativa, no momento, os recursos de comunicação verbal e não verbal estão sendo mediados pela tecnologia.

A necessidade de isolamento social causada pela pandemia acelerou um processo que acontecia há passos lentos: a adequação ao trabalho remoto de forma absoluta aconteceu com a urgência da necessidade. Não há dúvidas que neste começo de 2021, a maioria das organizações que podem usufruir desse recurso já está a todo o vapor. A conectividade é uma realidade, mas será que a qualidade dessa conexão está adequada?

Segundo uma pesquisa realizada pela Communication barriers in the modern workplace, da revista britânica The Economist, que ouviu executivos americanos para compreender os resultados da falta de comunicação interna nas organizações. São graves os problemas apontados: 44% dos entrevistados disseram que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos. Destes, 18% dizem que as falhas levaram à redução das vendas, e 63% desejam um leque mais amplo de ferramentas de comunicação interna.

Crise x Oportunidade

A empresa que assume o desafio de reinventar a comunicação interna é aquela capaz de olhar para o novo cenário com a ideia de inovação. É fundamental para esse processo criar oportunidades capazes de corrigir antigas falhas, utilizando-se de meios que ampliem os horizontes: como a escolha da tecnologia que possa reunir pessoas, processos e mensagens.

A Sqed foi criada para simplificar todo o processo de comunicação interna de qualquer empresa. Com uma enorme gama de possiblidades para criar e consumir conteúdos, ela transcende a posição de cumprir apenas uma finalidade, como por exemplo, a de transmitir mensagens e arquivos (como aplicativos de mensagens instantâneas) ou como apenas gerenciador de tarefas.

Conectar os conteúdos as pessoas em um só lugar, além de tornar o processo de comunicação mais limpo e eficiente, promove o sentimento de proximidade e segurança para os colaboradores, tornado o trabalho menos estressante e mais produtivo. Sem falar no custo benefício de ter um plano de acordo com as necessidades da ambiente organizacional sem limite de usuários.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *